terça-feira, 28 de junho de 2011

PENSAMENTO DO DIA: EMILIA FERREIRO

“Um dos maiores danos que se pode causar a uma criança é levá-la a perder a confiança na sua própria 
capacidade de pensar”  
Emilia Ferreiro



Quem foi Emilia Ferreiro?


Emilia Ferreiro nasceu na Argentina em 1936. Doutorou-se na Universidade de Genebra, sob orientação do biólogo Jean Piaget, cujo trabalho de epistemologia genética (uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança) ela continuou, estudando um campo que o mestre não havia explorado: a escrita. 

Idéias que o Brasil adotou

As pesquisas de Emilia Ferreiro e o termo construtivismo começaram a ser divulgados no Brasil no início da década de 1980. As informações chegaram primeiro ao ambiente de congressos e simpósios de educadores. O livro-chave de Emilia, Psicogênese da Língua Escrita, saiu em edição brasileira em 1984. As descobertas que ele apresenta tornaram-se assunto obrigatório nos meios pedagógicos e se espalharam pelo Brasil com rapidez, a ponto de a própria autora manifestar sua preocupação quanto à forma como o construtivismo estava sendo encarado e transposto para a sala de aula. Mas o construtivismo mostrou sua influência duradoura ao ser adotado pelas políticas oficiais de vários estados brasileiros. Uma das experiências mais abrangentes se deu no Rio Grande do Sul, onde a Secretaria Estadual de Educação criou um Laboratório de Alfabetização inspirado nas descobertas de Emilia Ferreiro. Hoje, o construtivismo é a fonte da qual derivam várias das diretrizes oficiais do Ministério da Educação. Segundo afirma a educadora Telma Weisz na apresentação de uma das reedições de Psicogênese da Língua Escrita, "a mudança da compreensão do processo pelo qual se aprende a ler e a escrever afetou todo o ensino da língua", produzindo "experimentação pedagógica suficiente para construir, a partir dela, uma didática". 

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/

domingo, 26 de junho de 2011

PROFESSORES DE HISTÓRIA E SEUS DESAFIOS EM ENSINAR HISTORIA







Pesquisa realizada no Distrito Federal mostra o empenho dos professores de história em criar um ambiente pedagógico favorável à criatividade. Os professores ouvidos reconhecem a necessidade de criar condições para o desenvolvimento do potencial criativo do aluno e buscam alternativas didáticas inovadoras que possam tornar o ambiente pedagógico mais atraente.
As conclusões são da própria autora da pesquisa, Maria de Fátima Magalhães Mariani, que entrevistou 16 professores de história de 5ª a 8ª série (6º a 9º ano) de cinco escolas públicas e cinco particulares de Brasília, com dois anos de experiência, pelo menos. O trabalho fez parte de sua dissertação de mestrado em psicologia, intitulada Criatividade no trabalho docente segundo professores de história: limites e possibilidades, apresentada em 2001, na Universidade Católica de Brasília.
Professora de história, já aposentada, com atuação no ensino fundamental e médio da rede pública do Distrito Federal e nas áreas de alfabetização e educação de adultos, atualmente Fátima Mariani é aluna de graduação em psicologia. Na época em que fez a pesquisa, ela trabalhava como coordenadora pedagógica em uma escola pública de Brasília e observou que suas limitações no trabalho docente eram semelhantes às dos colegas. “O que mais me angustiava era não conseguir que todos os meus alunos se interessassem pelas aulas de história. Nem mesmo com os recursos audiovisuais conseguia a atenção de todos”, conta Fátima Mariani.
Segundo ela, as notas em média eram boas, mas tinha muita dificuldade em conseguir que os alunos fizessem silêncio a fim de explicar o conteúdo. “No fim do turno estava rouca, estafada e desmotivada.” Ao relacionar aspectos do trabalho pedagógico com criatividade surgiu a questão: "como tornar as minhas aulas mais atrativas para mim e para meus alunos?" Foi aí que pensou que seria interessante conhecer a percepção dos professores de história sobre criatividade, quais as barreiras e as possibilidades encontradas no trabalho docente.
Fátima Mariani diz que a pesquisa selecionou duas categorias de facilitadores e de limitações relacionadas com a organização do trabalho pedagógico e com aspectos pessoais de cada participante. Com relação à organização do trabalho pedagógico, ela salienta que o aluno foi indicado como facilitador e limitador da expressão criativa do professor. “Este dado é bastante relevante e deve ser pesquisado, trazendo de novo a questão do relacionamento professor-aluno”, destaca.
Os facilitadores mais enfatizados pelos professores foram liberdade e paixão pelo trabalho. Entre os limitadores, os mais destacados foram a falta de habilidade na relação com o aluno, o medo de desafios, falta de tempo, sobrecarga de trabalho e exigências administrativas.
“Descobri que não há muita diferença entre os docentes dos dois tipos de escola quanto aos problemas pedagógicos, diz Fátima Mariani. De maneira geral acredita, as semelhanças são relativas a problemas na relação professor-aluno e queixas dos professores com relação às instituições, tais como rigidez, estruturas fechadas à inovação e pouca abertura à participação da comunidade escolar nas decisões da escola.
(Fátima Schenini)

sábado, 25 de junho de 2011

sexta-feira, 24 de junho de 2011

DICA DE LIVRO: SE AS COISAS FOSSEM MÃES/SYLVIA ORTHOF



Quando eu tinha 10 anos de idade ganhei de presente o livro Se as coisas fossem mães de Sylvia Orthof. Lembro de li, reli, li de novo, reli mais uma vez e até hoje lembro deste livro com carinho.
Com muita criatividade e zelo a autora aborda o tema maternidade de forma única e mostra ao leitor a importância das mães na nossa vida e as diferentes formas de ser mãe.
Vale a pena trabalhar este livro em sala de aula.

LIVRO; Se as Coisas Fossem Mães
AUTOR: Sylvia Orthof
EDITORA: Editora Nova Fronteira

BOM DIA, BOA TARDE E BOA NOITE

Vídeo educativo infantil, com a música de Clésio Tapety, que ensina e estimula às crianças a usarem as saudações. 


Fonte: YouTube

Alessandra Santos
Contato: ale_santost@hotmail.com

domingo, 19 de junho de 2011

TRABALHANDO DIA DOS NAMORADOS COM O LIVRO: A DAMA E O VAGABUNDO/DISNEY


Dia dos namorados é um tema pouco abordado nas escolas. Mas este assunto pode se tornar interessante quando discutimos o amor como uma forma de felicidade, de cumplicidade e de carinho.
Veja a dica:

TEMA: DIA DOS NAMORADOS/AMOR
LIVRO: A DAMA E O VAGABUNDO/DISNEY
TURMAS: Educação infantil, classe especial e do primeiro ao quarto ano.

AULA: Após contar a história de A Dama e o Vagabundo para a turma, abordei as questões do amor, como ele é verdadeiro quando existe cumplicidade, respeito, carinho e união entre as pessoas. Após pedi para a turma fazer um cartão para o dia dos namorados com colagem de papel crepom.

Foto: Minha turminha do primeiro ano mostrando seus cartões para o dia dos namorados

RESULTADO DAS AULA: A turma gostou de montar o cartão para o dia dos namorados e de fazer a colagem, além do que foi um momento de descontração entre os alunos que aproveitaram para enviar os cartões para quem gostam mais ou até mesmo para sua família.

Alessandra Santos
ale_santost@hotmail.com

TRABALHANDO DIA DO INDIO COM O LIVRO: DE OLHO NA AMAZÔNIA/ INGRID BELLINGHAUSEN


Dia do Índio é comemorado no dia 19 de abril, bem perto do dia do descobrimento do Brasil que é no dia 22 de abril. Por que não juntar estes dois temas numa aula através de uma contação de histórias e com atividades de desenho, colagem e reciclagem?
Veja a dica:


TEMA DA AULA: Dia do índio
TURMAS: Educação infantil, classe especial e do primeiro ao quarto ano.
LIVRO: De olho na Amazônia de Ingrid Biesemeyer Bellinghauser.

Aula: Após a leitura do livro com as crianças, falei sobre a questão dos índios na época do descobrimento do Brasil e como eles vivem hoje no nosso país. Também mencionei a relação dos índios com o meio ambiente. Depois de discutir com a turma sobre os índios dei uma folha A4 para cada um onde propûs para que cada um deles desenhasse um índio e que fosse feito através da colagem de revistas e jornais o adorno para o desenho.

Foto: Alunas do terceiro ano da E.M Tagore após a minha aula

RESULTADO DA AULA: Os alunos adoraram a atividade, e se interessaram sobre o tema, fazendo várias perguntas sobre a cultura indígena e como era na época do descobrimento. Também gostaram de fazer a reciclagem de revistas e jornais para a colagem de adorno aos seus desenhos.

Alessandra Santos
ale_santost@hotmail.com

quinta-feira, 16 de junho de 2011

TRABALHANDO ALIMENTAÇÃO COM O LIVRO: A SOPA DE PEDRA/BIA BEDRAN


Trabalhar o tema alimentação é fácil quando utilizamos o livro A Sopa de Pedra/Bia Bedran.
Veja como foi a aula:

TEMA DA AULA: Alimentação
TURMAS: Educação infantil ao quinto ano.
LIVRO: A Sopa de Pedra/Bia Bedran - Editora Lê

AULA: Contei a história da sopa de pedra. Logo após mencionei a importância da alimentação e para que serve cada alimento, principalmente as verduras e legumes. Para fixar a matéria fiz um joguinho com as turmas. Dividi os alunos em grupos, onde eles tinham que dizer qual a importância de algumas verduras ou legumes ao nosso corpo. O grupo que acertava os benefícios destes alimentos ganhavam pontos.

RESULTADO DA AULA: Os alunos fixaram e entenderam a importância de comer certos alimentos, adcionando-os nas suas rotinas.

Alessandra Santos
ale_santost@hotmail.com

BLOG DA PROFESSORA ALÊ - APRESENTAÇÃO

Muito prazer, meu nome é Alessandra Santos, mas as crianças me chamam de Tia Alê ou Tia Lelê.

Sou formada como professora do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. E isso já faz 18 anos. Me formei em jornalismo, trabalhei como jornalista, mas não adianta...a saudade de lecionar falou mais alto e agora voltei para área de educação, onde faço faculdade de história e trabalho na Escola Municipal Tagore, no Rio de Janeiro, como contadora de histórias e com reforço escolar.

Adoro ser professora e por isso fiz este blog. Acredito que é na educação que está a base do nosso ser.
Como dizia Paulo Freire: " Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo". 


É isso. Estou contente de estar aqui dividindo meu trabalho com vocês!
Se quiser entrar em contato comigo para comentários sobre o blog, dúvidas, aulas: ale_santost@hotmail.com

Até a próxima!
Alessandra Santos