domingo, 9 de outubro de 2011

Professor: ser ou não ser?

Ser professor é uma arte. É saber antes de tudo que você não é o rei da informação, não é a última bolacha do pacote. Você é apenas uma pessoa que está ali com uma função: o de passar uma informação. Não é por isso que você é melhor que o aluno...é apenas uma questão de ocasião....hoje você ensina, amanhã você aprende.

Pena que tem gente que não pensa assim. Acredita piamente que ser mestre, doutor, PHD significa ser melhor do que o outro. Significa que você estudou, conquistou isso. Mas, só. Você não é melhor que ninguém, e se você professor se acha assim, pense, repense, reflita...você precisa acordar.

Acordar para a vida, para a felicidade de ensinar não porque é um ser superior, o supra sumo da educação. E sim, porque naquele momento você se preparou para este objetivo. Você naquele momento tem essa posição, mas depois esse mesmo aluno pode te ensinar.

Então, ser professor é entender que a vida é assim: um jogo de sobe e desce, onde todos nós estamos numa roda gigante da vida. As vezes ensinamos, as vezes aprendemos. As vezes sabemos mais, as vezes sabemos menos.

Então professor: ser ou não ser? Isso é com você.

texto e opinião: Professora Alessandra Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário