domingo, 28 de agosto de 2011

Como pesquisar em documentos manuscritos


            Pesquisar em arquivos faz parte da rotina principalmente de historiadores, mas também pode ser trabalhada com os alunos para motivar ao conhecimento de sua própria história e cultura.  Trabalhar com fontes manuscritas proporciona um interessante olhar ao passado. Estas fontes ficam em arquivos públicos e privados, e devem ser selecionadas de acordo com o objeto de estudo do pesquisador.
            Alguns pontos são relevantes para que o pesquisador chegue a uma conclusão à sua hipótese.       Para tanto deve conhecer a origem das fontes e quais são as mais adequadas para a realização de seu trabalho - que deve ser também de paciência porque localizar estes documentos pode ser uma tarefa complicada quando o arquivo é desorganizado. 


               O manuseio destes papéis deve ser feito com instrumentos próprios principalmente luvas, máscara, avental e lupa para proteção tanto do documento quanto do pesquisador. A partir daí contextualizar a fonte é importante, pois, cada época tem sua gramática, cultura e linguagem própria, facilitando desta forma o estudo das mudanças e permanências históricas. 
              Por fim temos dois pontos essenciais: a transcrição destes documentos deve ser feita com normas e procedimentos padronizados  e o pesquisador deve trabalhar com uma margem de fontes adequada para que seu trabalho não seja prejudicado pelo excesso ou falta de informações.   

BIBLIOGRAFIA
BACELLAR, Carlos. Uso e mau uso dos arquivos – fontes documentais in: PINSKY, Carla. Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2006.

Texto: Alessandra Santos
Fonte das imagens: Google
             

                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário